O Vectra é um carro produzido no Brasil pela Chevrolet e seu primeiro modelo, foi lançado aqui em 1993, em substituição ao Chevrolet Monza. Mas o carro, acabou sendo superior e se aproximando mais do Chevrolet Omega. No começo, ele contava com motores 2.0 l de 8 e 16 válvulas, este último exclusivo da versão GSI, esportiva, enquanto as versões GLS e CD (top) ficavam com a motorização 2.0 l de 8v.
Vectra - 1993
A segunda geração chegou em abril de 1996, no Brasil, com motorizações 2.0 l 8v (versão GL e GLS) e 16v (CD).
Vectra - 1996
Em 1998 chegavam o 2.2 l 8v (GL e GLS) e o 2.2 l 16V (CD). Foi o sedan mais vendido entre 1996 a 1998, quando começou a dividir a liderança com o Honda Civic, já nacionalizado.
Vectra - 1998
Com o lançamento de um novo Toyota Corolla em meados de 2002, o Vectra começou a perder mercado e despencar nas vendas, e começou a sofrer no Brasil, a remodelação sofrida pelo modelo alemão. O golpe de misericórdia foi dado pela chegada de outros modelos mais modernos e a atualização do Chevrolet Astra brasileiro, que quase deu game over pro Vectra. A última versão do carro, produzida em 2005, foi denominada de Vectra Collection e tinha apenas o motor de 2,0 l 8v.
Vectra Collection - 2005
O Vectra atual, lançado no Brasil em outubro de 2005, chegou ao mercado nas versões Elegance e Elite. O motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A) se tornou padrão para a versão Elegance, enquanto o motor 2.4 l 16v de 146/150 cv (G/A) equipa a versão Elite (mais luxuosa), sendo que esta ganhou em 2008 a opção do motor 2.0 l 8v de 121/128 cv (G/A) e 18.3/19.6 mkgf (G/A), o mesmo que equipa a versão Elegance.
Vectra Elegance - 2008
O Vectra Elite tem câmbio automático de série, sistema de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), módulo de som e subwoofer, bancos revestidos em couro e aparatos eletrônicos como controlador automático de velocidade e sensor de chuva no pára-brisa e rodas de 17 polegadas.
Vectra Elite - 2008
Uma nova geração do modelo, também foi desenvolvida no Brasil. O nosso carro foi desenvolvido a partir do aperfeiçoamento da plataforma da Chevrolet Zafira, com entre-eixos de 2,70 metros. Seu desenho ganhou as linhas do Opel Astra de terceira geração, com formato de carroceria sedan, não disponível no continente europeu, e cujas linhas acabaram sendo adotadas no final de 2006 em lançamento da versão sedan na Europa. O design interno também foi baseado no do Astra C alemão, utilizando alguns elementos dos demais veículos da marca, como difusores de ar do Chevrolet Meriva. O carro nacional tem 4,60 metros de comprimento e é um dos sedãs médios mais vendidos no Brasil. No acumulado de vendas de 2006, fica atrás apenas do Toyota Corolla e Honda Civic, concorrentes menores, menos equipados e mais baratos.
Em fevereiro de 2009 foi lançado o Vectra "Next Edition", uma reestilização sobre o desenho da terceira geração. O novo modelo ganhou alterações no propulsor que passou a desenvolver 140 cvs quando abastecido com álcool, além de ter ficado 7% mais econômico segundo a GM. Os revestimentos tiveram as padronagens alteradas e o acabamento recebeu mais atenção. Embora tenha havido um retrocesso com a eliminação do duto de ar condicionado para banco traseiro, sua retirada foi necessária para o aumento do número de porta-objetos no veículo. Já o motor 2.4 16v saiu de linha em 2009 porque a GM não considerou vantajoso submetê-lo às mesmas alterações pelas quais passou o 2.0 8v para adequação de seus índices de emissão de poluentes da norma L5 do Proconve. Contribui para essa decisão a alíquota de imposto mais alta para veículos com cilindrada acima de 2 litros e a baixa procura pela versão mais potente.
Vectra "Next Edition" - 2009
Com 18 anos de história como um dos mais desejados automóveis da indústria nacional, e uma marca que já se solidificou no mercado como sinônimo de luxo de tecnologia, o Vectra continua sendo um dos grandes produtos da Chevrolet do Brasil. Seu sucesso é comprovado pelas constantes alterações mal-intencionadas nesse artigo, óbvia confirmação do quanto incomoda a trajetória de sucesso do Chevrolet Vectra. O modelo saiu de linha neste ano (2011) para dar lugar ao Chevrolet Cruze, e como aconteceu em 2005 o modelo teve a série especial Collection com apenas 2 mil unidades fabricadas,a última série especial do Vectra. O Collection vem na cor metálica Verde Lotus, bancos de couro com o nome da edição limitada, logotipos alusivos à versão nas laterais e manual do proprietário com capa de couro numerada entre 0001 e 2000.
Vectra Collection - 2011
Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1994 e de 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.