Translate

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Significados de Tatuagens - Parte III

Hora de continuar a falar sobre os significados das tatuagens. Essa é nossa penúltima postagem, e espero que esteja sendo útil a todos vocês.


Cobras ou Serpentes: As tatuagens de cobras ou serpentes podem ter diferentes significados. Para algumas culturas e pessoas, a cobra representa o bem e, para outras, o mal. Um dos principais significados é a renovação e o renascimento, que estão ligados à constante troca de pele das cobras. Embora as cobras e serpentes estejam associadas à traição e malignidade pelos cristãos, elas podem ser símbolos de prudência, devido ao fato de Jesus ter dito para sermos “simples como as pombas, mas prudentes como as serpentes”. Na psicanálise, elas são símbolos de erotismo; Para os egípcios, são associadas à sabedoria ou, ainda, em algumas culturas da América do Norte e da América Central, simbolizam o inferno ou o “mundo dos mortos”; No horóscopo chinês, representam as pessoas que nasceram no ano da cobra, as quais são consideradas sábias e calmas; Em algumas partes do Oriente, são consideradas animais divinos e sagrados, que oferecem proteção contra energias negativas e dão força e conhecimento; No Budismo também são consideradas sagradas e protetoras contra energias negativas; Na mitologia nórdica, uma cobra enrolada em volta da Terra simboliza o mar. As tatuagens de cobra também podem ser associadas à morte, porque algumas vezes ela pode matar com uma mordida venenosa. A cobra enrolada em um punhal geralmente representa habilidades de luta, dissimulada e mortal. Uma cobra mordendo sua própria cauda e formando uma circunferência é geralmente usada para representar um princípio eterno.



EstrelasSímbolo clássico no mundo das tatuagens, a estrela são muitas vezes, a opção ideal para uma primeira tatuagem pois é um  elemento simples e discreto e possui ainda um simbolismo muito forte. Símbolo universal, intimamente ligado à mitologia, metafísica e religião, as estrelas estão em geral associadas à sorte, proteção e segurança – são uma espécie de luz na escuridão da vida.

Estrela do Norte: a estrela mais clássica e tradicional que existe. É um desenho tipicamente masculino e tem as suas origens nos antigos marinheiros que tatuavam-na com o sentido de proteção e orientação, para assegurar que chegavam sempre a casa, são e salvos. Composta por cinco pontos, cortados a meio, uma das metades é preenchida alternadamente (normalmente preto-vermelho ou preto-branco) para criar a ilusão de uma estrela 3D. Na Irlanda, a Estrela do Norte é um símbolo de boa saúde.


Estrela de David: com uma forte conotação religiosa, esta estrela é um símbolo judaico com seis pontos, significando o reino de Deus sobre o universo, e a sua proteção, que é proveniente de todos os sentidos – Norte, Sul, Este, Oeste, de cima e de baixo. Embora a fé judaica não permita qualquer tipo de tatuagem, este símbolo é bastante popular como tatuagem.


Estrelas Cadentes: tendo-se tornado cada vez mais popular ao longo dos últimos anos (principalmente junto das mulheres), esta tatuagem simboliza a busca de sorte e sucesso; ou então são realizadas para marcar a concretização de um sonho ou um novo começo.


Estrela Pentagonal ou Pentagrama: composta por cinco linhas e cinco pontos, esta estrela tem vários significados religiosos e espirituais, embora a mais comum seja a de proteção contra todo o mal. Para além de representar os 5 elementos (água, luz, ar, vento e fogo), na astronomia é um símbolo de feminilidade, uma vez que o percurso que o planeta Vénus faz em torno do sol segue o padrão do Pentagrama. No antigo Egito, o Pentagrama era colocado nos túmulos dos mortos, sendo o símbolo do céu celestial. Para Pitágoras e os seus seguidores, a Estrela Pentagonal representava a perfeição matemática. No Cristianismo, o Pentagrama representa os cinco sentidos e simboliza a saúde; na Idade Média personificava as cinco chagas de Jesus Cristo.



Armas: Tatuagens de armas podem ter diversos significados diferentes. Muitos livros e locais exemplificam o significado das armas nas tatuagens quando feitas nas cadeias como representação de roubos armados. Porém em um sentido mais amplo, as tatuagens de armas podem representar o esporte ou hobby, como caçadores, tiro, etc. E a grande maioria das tatuagens de armas possuem um significado de força, poder e/ou segurança para muitas pessoas. Mesmo sendo mais popular em homens, muitas mulheres utilizam as tatuagens de armas como demonstração da natureza forte de suas personalidades. Algumas tatuagens de armas mostram a arma sendo disparada, atravessando a pele do tatuado. Em outros casos podemos ver exemplos dos mais variados: flores nascendo do tambor da arma, que podem representar a paz, ou mostrar o contraste entre a beleza da vida e a dura realidade da morte.



Centauro: Tatuagens de Centauros têm significado de elo entre a natureza instintiva e impulsiva do animal e a razão do ser humano. O Centauro é uma criatura mística com o corpo de um cavalo e o torso e a cabeça de um homem. De acordo com os gregos, os centauros viviam nas montanhas e florestas, não podiam beber vinho sem ficarem bêbados e eram propensos a estuprar mulheres mortais se estas cruzassem seus caminhos. Eles são encarnações da discórdia e da tensão – a atração entre o instinto da natureza e o julgamento racional dos homens. Acredita-se que sua lenda se originou como uma lembrança das primeiras aparições dos nômades a cavalo na Ásia. Centauros passaram a simbolizar o animalismo, a natureza indomável e a falta de controle de si próprio. O Centauro também é um símbolo cristão do homem que divide-se entre o bem e o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.