Os óculos Ray-Ban foram criados em 1937. Alguns anos antes da sua criação, o tenente John MacCready retornando de uma aventura aérea em um balão reclamou que o sol tinha irritado e danificado a retina dos seus olhos. Ele contatou a famosa loja e fabricante de óculos Bausch & Lomb, pedindo-lhes para criar óculos elegantes e que desse proteção aos seus olhos contra os raios solares. Assim surgiu o nome da marca /raio (Ray) e as três primeiras letras da palavra banir (Bannish). Em 1937, a Bausch & Lomb registrou a patente. Os pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos imediatamente adotaram os óculos de sol devido as características de proteção. Assim, o modelo Ray-Ban Aviator se tornou um estilo bem conhecido de óculos de sol dada a sua popularidade entre os pilotos. Ficou também internacionalmente conhecido quando o General Douglas MacArthur desembarcou em uma praia nas Filipinas durante II Guerra Mundial e vários fotógrafos registraram esse momento (o General Douglas usava um Ray-Ban). Daí por diante os óculos se popularizaram não só entre os militares, mas também entre os consumidores em geral.
(modelo aviator)
Durante a década de 50, o designer Raymond Stegeman criou o modelo Wayfarer construído com armação de plástico e com um desenho inspirado em carros com traseira rabo-de-peixe, muito comum na época. Raymond Stegeman vendeu o protótipo para a B&L que registrou a patente como Ray-Ban Wayfarer. Seu objetivo inicial era vende-los também a pilotos todavia foi comumente adotado por artistas. Os Wayfarers obtiveram grande popularidade na década de 1950 e 1960, especialmente após de terem sido usados por Audrey Hepburn, em 1961 no filme Breakfast at Tiffany's.
(modelo Wayfarer de 1950)
Após o período de sucesso nas décadas de 50 e 60, o Wayfarer caiu no esquecimento nos anos 70 e quase ficou fora do mercado. Nos anos 80, a Ray-Ban resolveu investir no modelo novamente com a inserção em vários filmes de Hollywood e deu certo. Na década de 80 os óculos voltaram a ser destaque de moda e vendas. Nos 20 anos seguintes a Ray-Ban diversificou seus modelos e se firmou como uma das maiores marcas do setor.
(modelo Octagon, 1980)
(modelo Clubmaster, 1980)
Em 1999 foi comprada pela empresa italiana Luxottica por US$ 1,2 bilhões. Agora, os Wayfarers voltaram com tudo.
(reedição Wayfarer)
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